quarta-feira, 30 de abril de 2008

Iniciando o Windows mais rapidamente

Tive uns probleminhas esses dias e não pude postar aqui no blog. Agora vou postar como melhorar seu Windows (principalmente o XP) para ele funcionar mais rápido e leve. Depois será criado um post com um conjunto, para ajudar na pós-formatação do PC.
Vamos começar por uma coisa que deixa o PC mais lerdo para ligar o Windows, e ainda que ocupa muita memória, são os programas iniciados automaticamente.
O próprio Windows oferece uma ferramenta para remover eles, apesar de existirem outros muito bons por aí. Nesse caso, vamos utilizar o que já vem com ele mesmo. Para isso, vá no Iniciar > Executar (ou simplesmente WinKey+R = botão com logo do Windows + Run).
Agora digite msconfig em 'Abrir:' e dê OK.

Clique na aba Serviços primeiramente. Depois lá em baixo, marque a opção: 'Ocultar todos os serviços Microsoft'.
Serviços são programas que são executados quando o Windows é iniciado, e que funcionam em qualquer conta de usuário ativa, mas tirando os do próprio Windows, que são essenciais, alguns só ocupam memória, processador...
Agora desmarque todos os serviços que são desnecessários. Se você não tiver muita idéia do que está fazendo, desmarque apenas os que você conhece. Os serviços do Adobe Reader, Office, NMIndexing (Nero), Windows Live, Pastas do Messenger.... e essas outras coisas inúteis, pode desativar tudo, os programas funcionarão normalmente. Deixe marcado apenas os serviços do Anti-vírus, da placa de vídeo, e da impressora, como no meu caso.
Agora vamos para a aba 'Inicializar'.

Estique a coluna 'Comando', nela estão contidos os endereços dos programas que serão iniciados ao se fazer logon, neste usuário. Desmarque todos os que achar desnecessários. Os mais famosos são: NeroCheck, InCD, jusched... Marque os que são realmente necessários, como novamente os anti-vírus e placa de vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário