quinta-feira, 19 de junho de 2008

Firefox 3 é baixado mais de 8,2 mi de vezes

Em um dia, Mozilla supera marca dos 8 milhões de downloads. Recorde será confirmado em uma semana.

A tentativa da Mozilla de tornar seu navegador Firefox o programa mais baixado da internet no dia do lançamento fez os servidores da fundação anotarem mais de 8,265 milhões de downloads do navegador num prazo de 24 horas.

Representantes do Guiness Book of Records vão auditar o resultado e, em até uma semana, vão confirmar se o Firefox 3 atingiu ou não o recorde.

Ao longo das últimas 24 horas, a Mozilla registrou média de 6,6 mil aplicativos baixados por minuto. Em alguns momentos, no entanto, houve picos de 14 mil downloads por minuto.

Os maiores picos concentraram-se nos primeiros 90 minutos de disponibilidade da versão, período em que houve instabilidade nos servidores da Mozilla.

O forte volume de downloads deve impactar na próxima medição de participação de mercado dos browsers.

Segundo a Net Applications, a onda de downloads já faz a versão 3 do Firefox aparecer com 4% de market share no mercado de navegadores, o que coloca a versão, sozinha, a frente do Opera (0,71%) e próxima do Safari (6,25%).

De longe, o país que liderou os downloads foram os Estados Unidos, com 2,5 milhões de arquivos baixados.

A Alemanha ficou com 597 mil cópias baixadas, seguida pelo Japão com 401 mil. Reino Unido e França aparecem com 290 mil e 286 mil downloads respectivamente.

O Brasil fica num bloco intermediário, com 183 mil downloads, valor próximo do Canadá (221 mil) e China (170 mil).

O mapa dos downloads no mundo reflete, de certa forma, o grau de inclusão digital dos vários países do mundo. As menores taxas de download foram anotadas na África.

A África do Sul anotou 18 mil downloads e outros países como Angola (228) e Líbia (243) tiveram participação baixíssima. Na América do Sul, a Bolívia respondeu por 2,6 mil arquivos baixados.

Fonte: Info

É... legal isso. Primeiro que eu (e talvez você também!) fizemos parte desse recorde. E eu acho bacana, que agora as pessoas começam a migrar mais para o Firefox, que é muito melhor. Um exemplo vivo disso, é o nosso amigo LuiS, que não conhecia o Firefox ainda (veja comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário